segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Algumas estórias boas pra pensar.......


Quando mais moça, sempre que tinha uma questão dificil de resolver, eu lia estórias, livros, tudo o que pudesse me ajudar de alguma forma a resolver meus impasses, e um dos escritores que muito me auxiliou foi Malba Tahan, ou Júlio César de M. e Souza, com seus contos, suas estórias que sempre eram seguidas de lições, eu lia e as que eu achava bem importante, eu escrevia em um caderninho, vou digitar pra todos estas estórias a partir de agora e compartilhar um pouco do que fazia quando tinha 13, 14, 15 e 16 anos!!!!!


TRAIÇÃO CASTIGADA.


Certa garça que morava à beira de uma lagoa tornou-se muito preguiçosa e, como já não sentisse ânimo para perseguir os peixes, inventou um artifício para agarrá-los sem muito esforço.

Disse-lhes:

- Triste notícia, meus amigos!Uma enorme desgraça vai cair sobre nós!Os homens, segundo ouvi dizer, vão esvaziar esta rica lagoa para apanhar os peixes, frigí-los e comê-los. Eu sei que entre as montanhas há um lago imenso, de águas puras e cristalinas. Com muito gosto vos levaria para lá, mas sinto-me tão velha e fraca que dificilmente poderia fazer qualquer coisa em vosso auxílio!

Os peixes suplicaram à garça que não os abandonasse naquela triste dependura.

- Está bem - retorquiu q garça - Trabalharei por vós. Como não posso entretanto, levar a todos juntos, vou transportar-vos carregando um de cada vez.

Ficaram muito contentes os peixes, e todos eles se empenharam em partir levados pela ave salvadora!

- Leve-me a mim!Leve-me a mim! - gritavam.

E a garça começou a pôr em execução o seu plano. Apanhou um peixe com o bico, levou-o para o campo vizinho e comeu-o. A mesma coisa fez,a seguir, com muitos outros que a ela se entregaram confiantes.

Mas na dita lagoa morava também um carangueijo astucioso e desconfiado.Este não acreditava nas boas intenções da peralta e resolveu apurar a verdade.

- Tenho receio de morrer aqui minha garcinha! - lamentou com voz triste. - Queres carregar-me também até o grande lago da montanha?

A garça apanhou o carangueijo e levou-o. Ao chegar ao campo desceu e ia preparar-se para comer o ladino crustáceo, quando este, ao ver as espinhas secas dos peixes que o haviam precedido, apertou entre as unhas fortíssimas o pescoço da garça e o estrangulou.

Voltou depois à lagoa e contou o caso aos peixes que aguardavam ainda a pérfida traidora.

Aquele que age com maldade e má fé, cedo ou tarde receberá o justo castigo de suas indignidades........


Malba Tahan

Nenhum comentário: