segunda-feira, 10 de novembro de 2008

O passarinho e o incêndio!!




O PASSARINHO E O INCÊNDIO.




Na grande floresta de Sariã, na Índia, viviam muitos animais.Destacava-se entre eles, um passarinho muito estimado pelos companheiros.


Certa vez irrompeu na floresta violento incêndio;os moradores de Sariã ficaram apavorados com a inesperada calamidade.O fogo ameaçava devoraras árvores seculares e os bosques acolhedores.


Que fazer?As labaredas eram terríveis.Ao calor das das chamas que avermelhavam o céu, a mataria crepitava.Os troncos imensos rolavam reduzidos a pedaços negros de carvão.


Vendo o que se passava, o passarinho ficou muito aflito.Correu ao rio, meteu-se nele e voou sobre as chamas.Com a água conservada nas penas aspergía o fogo, tentando, desse modo apagá-lo.Ia ao rioe vinha incessantemente, repetindo essa fatigante manobra sem desfalecimento.


Um chacal, indolente, observou, irônico:


- Ó amigo, que tolice estás fazendo?Então achas que com esses pinguinhos de água que levas nas penas conseguirás apagar o incêndio que lavra em todo este mataréu?


Replicou o passarinho:


- Bem sei que o meu auxílio é insignificante e fraco dinte das colunas de fogo e fumo que aniquilama floresta.Não posso, porém, fazer mais do que faço, logo estou cumprindo com o meu dever.Se todos as houvéssemos atacado na medida de nosss forças e possibilidades, as chamas que agora destroem a nossa mata já estariam extintas.


E retornou orgulhoso, sem sombra de desânimo. ao seu trabalho.




Malba Tahan




Pra você que acha que não pode fazer nada...este pequeno passarinho dá uma grande lição!!!

Um comentário:

dudinha disse...

essa historia foi legal e engrçada mais gosto de passarinho